Onde comprar Lasanha

Por que comprar a Lasanha na La Nonna Renée?

Onde comprar Lasanha

Um dos pratos mais reverenciados entre os amantes de massas é a lasanha. Embora sua origem seja incerta, é um sinal de identidade na cozinha italiana e um dos pratos mais populares do mundo. Seus muitos preparativos possíveis fizeram dela um clássico da gastronomia mundial. Saiba mais sobre seu desenvolvimento histórico e alguns fatos interessantes.

Atualmente, a lasanha é conhecida em quase todos os lugares do planeta em algumas de suas variações. São feitos com frango, carne picada, legumes, atum ou vegetais, e é um prato de massa comum em qualquer cardápio de restaurante. Mas para descobrir a origem deste prato antigo e tradicional, devemos recuar muitos séculos na história da humanidade.

Muitos pesquisadores gastronômicos dizem que a lasanha como a conhecemos hoje foi criada na Itália, mas existem antecedentes de uma especialidade grega que seria o germe deste famoso prato. Na Grécia Antiga, e mais tarde na cultura romana, era conhecido como laganon ou laganum, que era o nome do recipiente em que era cozinhado.

Era uma espécie de pão sem levedura que era em camadas com um molho e depois cozido em um laganon, que era um utensílio em forma de panela. Esta preparação é suposta ser a primeira forma conhecida de massa.

Na Roma Antiga, o filósofo e político Cícero (106 AC – 43 AC) já mencionava em alguns de seus textos sua devoção ao “lagum”, que eram longas tiras de massa cozida com legumes e queijo como recheio. Estima-se que naquela época as primeiras máquinas para esticar massas já tinham sido construídas.

À medida que a humanidade evoluiu, também o desenvolvimento da culinária e novas formas de preparação começaram a surgir. Receitas similares à lasanha aparecem em livros de cozinha italianos e britânicos dos séculos XIII e XIV. A primeira receita moderna de lasanha foi introduzida pelo cozinheiro Giovan Battista Crisci, que escreveu sobre ela em seu livro ‘Lucerna de corteggiani’ (1634), e incorporou mozzarella nas folhas de massa para ser assada ao gratinar no forno.

Onde comprar a Lasanha da La Nonna Renée

Um ingrediente fundamental da lasanha hoje é o molho de tomate, mas ele só foi incorporado a este prato em 1881, quando apareceu no livro “El Principe dei Cuochi”, publicado em Nápoles.

Curiosamente, apesar de seus fortes laços com a Itália, o país que mais consome lasanha no mundo é a Grã-Bretanha. Em relação a este forte consumo, há alguns anos um jornal britânico – The Daily Telegraph – alegou que o prato tinha origens britânicas, pois haviam descoberto que um livro de receitas de 1390, dedicado ao rei Ricardo II, o mencionava. Rápida de reflexão, a embaixada italiana saiu para refutar a mídia, anexando alguns textos de 1316 nos quais a italiana Maria Borgogno descreveu sua receita.

A lasanha na Itália é um prato que é comido em qualquer época do ano, mas especialmente em festivais. Em Nápoles, na quinta-feira santa, é servida a chamada Lasanha de Carnaval, onde o recheio consiste em almôndegas, salsichas, queijo ricotta, mozzarella e ovo cozido. E embora seja um prato bastante calórico, normalmente servido quente no inverno, tal é sua popularidade no país que lhe foi dado seu próprio dia em uma data de verão: 29 de julho.

Algumas variações curiosas fora da Itália onde este prato é preparado é o mexicano “Pastel Azteca”, que consiste em substituir as camadas de massa por camadas de tortilla e o molho bolonhesa por chili con carne. Na Venezuela, eles substituem a massa por plátano esmagado e a chamam de “Pasticho de plátano” (plátano pasticho). O que nunca falta, em nenhuma das variedades de lasanha que existem, é o tradicional queijo gratinado por cima.

Para comprar a Lasanha da La Nonna Renée basta clicar aqui.

Download Our App

app-store-badge
play-store-badge

Browse Our Menu